RESPONSÁVEL

  1. Home
  2. |
  3. RESPONSÁVEL
  4. |
  5. PROFESSOR RESPONSÁVEL

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Nome: Prof. Tama (Willian Tamashiro)

Email: contato@enemex-matematica.com.br

Descrição:

Olá! Gostaria de contar um pouco da minha história.

Desde o Ensino Médio, eu já sabia que queria prestar engenharia. Mas não sabia qual. Quando estava fazendo cursinho, prestei a FATEC no meio do ano. E passei! Isso me possibilitou trabalhar como plantonista de Matemática, Física e Química, no cursinho Objetivo (o da Paulista), pois fazer uma faculdade pública era um dos requisitos. De plantonista a professor, foi quase que imediato. Nessa área de ensino, os networks são estabelecidas de forma muito rápida, e logo soube de uma oportunidade para professor de Matemática em um cursinho pré-vestibular voltado para pessoas carentes muito conhecido na região oeste de São Paulo: o APROVE. Lá, literalmente me formei como professor e conheci excelentes pessoas, muito profisionais, como o professor Venê, meu grande amigo, que também faz parte desse time chamado ENEMEX.

Ainda no primeiro ano da FATEC, continuei estudando para os vestibulares. No final daquele ano prestei UNESP, FUVEST e UNICAMP. Primeiro, saiu a lista da UNESP. Passei em Engenharia Mecânica em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Fui até lá, conheci o campus, fiz a matrícula e levei trote. Dias depois, saiu a lista da FUVEST. Entrei em Engenharia Civil na Escola Politécnica da USP. Escolhi a Engenharia Civil. Primerio motivo: era a POLI. Segundo: não precisaria me mudar de São Paulo. Terceiro: precisava arrumar mais aulas e, eu teria mais chances na cidade de São Paulo. E hoje, sei que fiz a escolha certa. Na graduação, fui aluno de excelentes professores como o Prof. Dr. Kokei Uehara, o Prof. Dr. Kikuo Tamada e o Prof. Dr. Giorgio Brighetti (in Memoriam), e tive o privilégio de trabalhar com eles no CTH (Centro Tecnológico de Hidráulica), um dos mais importantes laboratórios de hidráulica da América do Sul. 

Com o mestrado tive a oportunidade de lecionar no ensino superior e, em 2014, produzi questões para o BNI, voltado para o ENADE. A minha experiência com questões do ENEM foi aprimorada nesse trabalho, pois as questões do ENADE são muito parecidas com as do ENEM. Trabalhei com disciplinas de Cálculo, Estatítica, Física e Desenho Técnico.  Paralelamente a tudo isso, fui convidado pela Editora SM a escrever a coleção Ser Protagonista - Matemática. Sou um dos idealizadores e também autor da Coleção Saberes, da Fundação PoliSaber, direcionada para quem pretende prestar o ENEM.

A LÓGICA desenvolvida com o estudo das disciplinas de exatas e no curso de Engenharia me estimulou a montar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, vídeos e produtos educacionais. Atualmente, administro o canal “TAMASHIRO CONTEÚDO DIGITAL” no YouTube, aprovado noYouTube EDU, e o site ENEMEX-MATEMÁTICA.

Entre outras atividades profissionais, atuo também como editor de Matemática para o Ensino Fundamental I, o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, além de produtor e roteirista de objetos digitais. Esta experiência me trouxe uma vasta experiência e muitas ideias no ensino da Mmatemática. Aliás, muitas dessas ideias estão sendo aplicadas no ENEMEX. Uma delas defende a importância da inserção de uma nova disciplina nos ensinos Fundamental e Médio: a LÓGICA!

Como hobby, gosto de sair com minha família para conhecer bons restaurantes japoneses. Aliás, peixe, para mim, somente cru ou frito. Os meus filhos e minha esposa também são apaixonados por essa culinária. Nos restaurantes, deixo todo o shimeji e os frutos do mar, inclusive o camarão, para eles. Sou alérgico a esses ingredientes. Gosto muito de viajar e conhecer lugares diferentes. Já tive a oportunidade de conhecer grandes cidades europeias, não apenas pelo tamanho, mas também pela riqueza cultural. Com minha família, viajamos muito para locais com praia, mas se tiver uma grande piscina, já está bom. Além disso, me reúno semanalmente com os componentes da banda Orijinarus (sim, é com jota) para fazer um pouco de barulho. O nome da banda é uma alusão a uma marca de cerveja prenunciada por um japonês, já que, exceto o vocalista, os outros integrantes são descendentes de japoneses. Eu ouço muito Beatles, Rush, Sister of Mercy, 10.000 Maniacs, REM, Depeche Mode, New Order, David Bowie, Yes, The Smiths, Ira!, Pink Floyd, Wishbone Ash, Velvet Undergroung, Camisa de Vênus, entre outros.

Contato

Se você quiser fazer alguma crítica, mandar sugestões ou solucionar alguma dúvida, mande uma mensagem. Ela será muito bem-vinda! Não esqueça que trabalhamos para que o site seja melhorado todos os dias. E você pode contribuir para isso. Se você encontrar algum erro, por favor, me avise. Obrigado e um abraço!

Prof. Tama